Mini coelhos, os pets cheios de fofura!

O mini-coelho, também chamado de coelho anão, não é um roedor como alguns pensam, e sim é um pequeno mamífero da família dos lagomorfos, como as lebres. É um bichinho dócil e carinhoso, com o comportamento diferente dos coelhos maiores os quais geralmente, são ariscos. Além disso, os mini coelhos tem uma inteligência superior aos coelhos comuns, obedecendo a comandos e percebendo mais o mundo ao seu redor. Eles são inclusive, muito apegado ao seu dono.

Características:

Mini Lop

É muitmini-lopo mais que apenas fofura! Essa raça possui as orelhas caídas,  pelagem curta e pesam entre 2 a 2,5 kg. Há grande variedade de cores de pelagem e olhos, sendo essa a raça mais popular do mundo.

Esses coelhos são extremamente leais a um único dono, se dão bem com toda a família, porém escolhem “seu preferido”. Não são chegados a barulhos altos e muita agitação, por isso, sabemos que é a raça que mais sofre nas festividades de final de ano.

São agitados quando filhotes, mas ficam mais calmos ao passar do tempo e grande tendência de ser influenciado pelo comportamento do dono. Também, é a raça que mais tem problemas com a obesidade, pois eles não apreciam exercícios, são preguiçosos e adoram cochilar. Portanto, brincadeiras devem ser sempre estimuladas.

 

Fuzzi Lop

images-4São bolinhas de pelo que pesam entre 2 a 2,5 kg, suas orelhas são caídas e possuem a pelagem longa.

São dóceis e inteligentes e adoram ser abraçados. Também preferem ambientes calmos e têm grande afeição pelos seus donos.

 

 

Lionhead

Posslion-headui esse nome devido sua juba. Sim, eles possuem uma juba como de um leãozinho a qual precisa ser penteada a cada dois dias.

São coelhos extremamente dóceis, amigáveis, e inteligentes. Pesam entre 2 a 2,5 kg.

 

 

Hotot Anão

A principalcoelhos-hotot característica dessa raça é sua pelagem branca e seus olhos delineados por uma pelagem preta. Seu temperamento, carinhosa brincalhona é outra qualidade que faz a Hotot Anão uma excelente escolha para pet. São adoráveis com crianças, porém delicados também. Possuem personalidades individuais e podem demonstrar comportamentos variados, como pulos de brincadeira em seu colo ou pedidos de afagos.

 

Mini Holandês

Esses fofinhos possuem sua orelha ereta, são 30a63c3c8a565f36552116d1f38e194fencontrados basicamente nas cores branco com preto, ou branco com chocolate, branco com cinza, ou branco com caramelo. Também pesam entre 2 a 2,5 kg. O Mini Holandês também escolhe um único dono, porém se dá bem com o restante da família e amigos. Não se incomodam com barulhos, agitações ou festas. Na verdade até que gostam de uma movimentação e conhecer pessoas novas. Enquanto filhotes são coelhinhos que dão trabalho. Quanto mais novos, mais trabalho dão. É uma raça que parece literalmente um cachorro, gostam de brincar, explorar e amam se comunicar mordiscando. Amam brincadeiras, exercícios e passeios. Mesmo com essa paixão por exercícios, convivem bem em apartamentos e são apaixonados por crianças e outros animais. Amam receber carinhos e seguir os donos pela casa. Sem sombra de dúvida eles são mais inteligentes que o Mini Lop, aprendem tudo do dia pra noite, porém precisam de bastante pulso firme, pois costumam usar sua inteligência para enganar seus donos. É uma raça bem bacana para crianças e pessoas que procuram um companheiro, pois nunca envelhece, sempre mantém um espírito jovem. Adora carinhos, porém preferem ficar aos pés do dono, lambendo seu calcanhar do que presos em um colo.

Saiba algumas características específicas do mini coelho:

  • São bichinhos fáceis de cuidar e limpos, podem ser criados soltos em casa ou apartamento;
  • Não precisam de banho pois lavam-se sozinhos deixando o pelo sem cheiro;
  • Sua alimentação e manutenção são baratos;
  • Seu tamanho varia entre 25 e 35 cm de comprimento e ele pesa entre 1 a 2kg;
  • Sua expectativa de vida é de 6 a 8 anos;
  • Se acostumam a fazer suas necessidades em um lugar específico.
  • Não fazem barulho.

Alimentação:

A alimentação do mini-coelho envolve uma certa variedade de alimentos.

  • Ração Peletizada para coelhos. Você deve peneirar antes de servir, pois o pozinho da ração pode causar irritações respiratórias e oculares no seu coelhinho. A ração pode ser deixada sempre à vontade.
  • Feno: Pode ser deixado sempre à vontade.
  • Alfafa peletizada ou em cubos: Deve ser servida apenas 1x por semana, 1 cubinho apenas ou duas colheres de sopa.
  • Vegetais, frutas e verduras: devem constituir  25 % da alimentação dentre os seguintes alimentos: couve (1 folha pequena), folhas de brócolis (1 folha pequena), chicória (1 folha), almeirão (1 folha), maçã (1/4), banana (1 rodelinha), pêssego (1/3), miolo do abacaxi, vagem (1 unidade), pepino (1 rodelinha), jiló (1/2). Devem ser dados apenas 1 vez ao dia crus.
  • Água fresca deve estar sempre disponível;
  • Para evitar diarréias ele não deve comer batatas, feijão, milho, soja, alface e restos de comida.

 

Acomodação

  • O coelho deverá ter uma gaiola com a medida de 4x o tamanho dele, pois este tamanho permite ao coelho se esticar e sentar-se, além de que o coelhinho irá crescer;
  • A gaiola deverá ser colocada num local sem correntes de ar, arejado e seco;
  • Outro motivo para que a gaiola seja grande, é que ela deverá conter: toca, ninho ou cama, suporte de feno, comedouro, bebedouro, pedra de cálcio e brinquedinhos.
  • As fezes devem ser limpas todos os dias para a não contaminação da comida e da água, diminuindo a incidência de doenças.

Esperam que tenham gostado!

Att.

Equipe Qualvet

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *