Decifrando expressões corporais de seus cães.

d94ba40daf66a4c608047b8866c6d88f

É possível decifrar como os cães estão se sentindo, através de suas expressões corporais. É possível entender quando estão estressados, ansiosos ou assustados.
Os cães também desenvolvem algumas técnicas para se manterem calmos quando se deparam com situações de estresse. Se observarmos com atenção, poderemos entender o que eles estão sentindo, através da linguagem corporal.
Renomados adestradores afirmam que existem mais de 30 maneiras dos cães se manterem calmos quando sentem-se ameaçados.
Aqui listamos 5 comportamentos mais comuns dos cães quando estão tentando se acalmar diante de algo que os deixam estressados, ansiosos ou assustados:

1. Evitando contato visual:
Seu cãozinho não olha em seus olhos, vira a cabeça e evita o contato visual, significa que ele não está confortável naquela situação ou se sente ameaçado pela pessoa ou por outro animal É importante que não confunda essa ação com sentimento de culpa, pois na verdade, o cachorro está desconfortável com seu tom de voz ou com a sua linguagem corporal.

2. Lambe o próprio lábio ou fucinho:
Os cachorros costumam fazer isso quando estão ansiosos ou muito empolgados.

3. Pára ou começa andar bem devagar:
Acontece momentos em que o cão pode estranhar a presença de uma pessoa ou até outro cão, fazendo com que ele não saiba como reagir e acaba “congelando” ou andando bem devagar até saber se trata de uma ameaça ou não.
Caso você se deparar com uma situação assim em um momento o qual você se aproximar de um cão, diminua seu o passo e evite o contato visual. Assim ele perceberá que você não é uma ameaça para ele.

4. Bocejar
O bocejar também pode ser um sinal de estresse.

5. Cautela ao se aproximar de um outro cão:
Dependendo do porte ou até mesmo do temperamento de cada cão, alguns se aproximam de outros com cautela para que entendam de que ele não apresenta ameaça.

Att.
Equipe Qualvet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *