Como devo me preparar para a chegada de um gato?

Você está decidido a comprar ou a adotar um gato e não sabe ainda o que deve ter em casa para recebê-lo como ele precisa? Realmente é importante adaptar bem o seu lar para que ele se sinta à vontade e perceba que a casa também é dele.
O novo morador da sua casa tem algumas necessidades específicas que você deve levar em conta. Nem sempre é fácil de saber tudo, especialmente se você nunca teve um desses animais tão especiais antes.
Para ajudá-lo a compreender quais são as necessidades básicas do seu gatinho, bem como mostrar quais são os produtos para pets que você deve ter em casa, escrevemos este artigo. São muitas as pessoas que têm dúvidas nestes momentos e recorrem a informações. Fique atento!

O lugar de dormir

Gatos tendem a dormir bastante, até 16 horas por dia. Além disso, como todo mundo, inclusive você mesmo, com certeza precisam se sentir à vontade e completamente seguros no lugar onde vão dormir.
Compre para ele uma cestinha acolchoada ou que tenha um travesseiro dentro. Eles vão amar descansar num local fofinho e aconchegante como este. Com o tempo, é bem possível que prefiram dormir em locais mais altos, mas ainda assim é importante deixar o espaço dele intacto.

Potes para comida e água

Nisso você provavelmente já tinha pensado antes, porque é bem óbvio! Tenha um pratinho para a comida dele e outro diferente para a água. Mantenha, claro, sempre bem higienizado. Troque a água com frequência para que ela fique bem limpinha e deixe o pote de comida sem restos de uma refeição para outra.
No verão, em dias muito quentes, você pode até mesmo colocar a água um pouco mais gelada, para dar uma refrescância maior ao seu bichinho de estimação. A recomendação veterinária é sempre de fornecer água filtrada.

Comprando a ração

Agora que já tem os potes, o passo seguinte mais claro é comprar a ração certa. Existem rações específicas para cada idade (filhote, adulto e idoso), de linhas econômicas até as mais caras e de maior qualidade.
Normalmente o indicado é manter a mesma ração que o seu gato já vinha comendo antes no lugar de onde você comprou. Para quem adota, é bom pegar indicações com o veterinário, uma vez que é bem provável que a alimentação do animal não fosse das mais adequadas.

Consulta veterinária

Falando em veterinário, é nele que você deverá levar o seu animalzinho assim que comprar. Seja ele filhote ou um gato de rua que você está trazendo para casa, pode ter algum problema que somente um profissional de medicina veterinária vai saber diagnosticar.
Ademais, mesmo que esteja tudo bem com o seu bichano, certamente este profissional tem indicações a fazer. Além disso, você pode aproveitar para se informar sobre tudo: como fazer banho e tosa e quais produtos banho e tosa usar, quando vacinar, possibilidade de fazer um convênio veterinário para deixar os serviços de pet shop mais baratos, onde existe um serviço de pet sitter de confiança caso seja necessário, etc.

A caixa de areia

Como você já deve saber, isso é fundamental para que o seu novo companheiro possa fazer as necessidades dele. Existem várias opções de tipos de areia, de diferentes qualidades, e até mesmo outros produtos como flocos de madeira e gel.
Principalmente se o seu novo parceiro for filhote, prepare-se também para ensiná-lo desde cedo a como fazer as necessidades. Muitas vezes ele já vem sabendo sobre isso, mas em alguns casos não. Por isso é sempre bom estar preparado.

Arranhador de unhas e outros acessórios

Os gatos dão muito valor para as unhas e precisam de um objeto para arranhar. Esse é um comportamento típico dos felinos e, mais do que isso, até mesmo uma necessidade. É dessa forma que eles afiam as unhas, mesmo domesticados.
Se você tem condições de comprar um para o seu pet, ótimo. Existe uma variedade muito grande de opções e de produtos diferentes. No entanto, se não for esse o caso, você pode muito bem fazer um você mesmo. Existem vários tutoriais pela internet que ensinam. Tudo depende da sua condição financeira.

Caixa de transporte

Isso é indispensável para viajar ou mesmo para transportá-lo por aí. Não só da uma segurança contra batidas como pode até mesmo fazer o seu gato gostar. É comum eles se sentirem protegidos dentro delas. Para que ele fique mais confortável em utilizá-la, deixe em casa normalmente, como se fosse mais um lugar onde ele possa entrar e sair. Assim, quando for necessário utilizar na rua, ele já estará completamente ambientado à caixa.
Com essas dicas completas de como adaptar a sua casa à chegada de um novo amigo felino, tudo fica mais fácil!

Att,

Equipe Qualvet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *